Empreendedorismo sustentável como diferencial competitivo – CBN Recife

 

 

Hoje iremos falar sobre empreendedorismo sustentável, para você ter uma ideia do tamanho desse mercado, apenas no Brasil existem mais R$ 150 Bilhões de reais em oportunidade de negócios sustentáveis. Esse é um dado de uma renomada consultoria internacional a Accenture, e do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável de 2015. Nessa pesquisa foram feitas entrevistas com 100 CEO´s de grandes empresas do país, onde 99% deles consideraram a sustentabilidade importante para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios.

Os negócios sustentáveis são identificados a partir de organizações que definiram suas estratégias, missão, visão e valores voltados para a gestão socioambiental do empreendimento atuando de forma economicamente viável, com proteção ambiental equilibrada e uma pegada socialmente justa. A Natura é um grande exemplo de negócio sustentável brasileiro eleita a empresa mais sustentável do Brasil e uma das 100 mais no ranking mundial pela companhia canadense de pesquisa, a Corporate Knights. A nível Nordeste temos o Grupo Tiradentes que tem atuação em Pernambuco com a FACIPE e a Faculdade Tiradentes tendo ações práticas de sustentabilidade e um exemplo de empresa Pernambucana é a indústria Moura, sediada em Belo Jardim, que tem se destacado em gestão sustentável sendo eleita pela revista exame em 2017 umas das 60 melhores do Brasil .

Você pode está se perguntando: Sim, e qualquer empreendedor pode tornar seu negócio mais sustentável? Sim, qualquer um, pode ser um microempreendedor individual ou de uma grande empresa. Essa é uma decisão estratégica que deve ser focada em melhoria contínua, pensada em médio e longo prazo e que trará um aumento do valor econômico do empreendimento. É aconselhável começar com pequenas práticas como implementação de coleta seletiva e ir avançado até chegar em uma ação mais robusta como por exemplo tornar o empreendimento carbono zero compensando todo o seu impacto feito com emissões dos gases do efeito estufa.

Por fim deixamos uma dica importante para o profissional que quer se destacar nessa área, baseado no último relatório do Fórum Econômico Mundial de 2016 que aponta às 10 (dez) habilidades do profissional do futuro, duas delas são a criatividade, uma habilidade que vem sendo cada vez mais valorizada e a resolução de problemas complexos, como a sustentabilidade, que é um tema multidisciplinar envolvendo várias áreas do conhecimento. A grande dica é: treinar! É necessário treinar o desenvolvimento dessas habilidades, fazer cursos, participar de eventos e o pouco que você for aprendendo, coloque em prática, não adianta de quase nada aprender e não usar o conhecimento. Aplicando o conteúdo, o aprendizado será fixado na sua mente. E para isso temos um curso exclusivo e vivencial de empreendedorismo sustentável com inscrições abertas, são apenas 22 vagas. Acesse agora mesmo. www.liderespelasustentabilidade.com e garanta a sua vaga para se tonar um profissional diferenciado no mercado.

 

Autor: Ítalo Leal, Mestrando Profissional em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco – IFPE e Diretor Executivo da Líderes pela Sustentabilidade e da Startup Sustentabilidade Criativa com sede no Porto Digital, maior polo tecnológico do país.

Texto original da entrevista de Ítalo Leal para a Rádio CBN Recife. Confira o conteúdo na integra através do YouTube.

Confira a entrevista completa na Rádio CBN Recife de Ítalo Leal sobre como obter um diferencial competitivo no mercado através do empreendedorismo sustentável. Aproveite e inscreva-se no canal, curta o vídeo para ajudar mais pessoas a vê-lo e compartilhe com seus amigos. Em breve mais conteúdo para você! https://www.youtube.com/watch?v=PNd9rRdLadg

entry was tagged %2$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } else { $meta_text = __( 'Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } } else { // But this blog has loads of categories so we should probably display them here if ( '' != $tag_list ) { $meta_text = __( 'This entry was posted in %1$s and tagged %2$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } else { $meta_text = __( 'This entry was posted in %1$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } } // end check for categories on this blog printf( $meta_text, $category_list, $tag_list, get_permalink() ); ?>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *