Empreendedorismo Sustentável

green_marketing_ideas

O Empreendedorismo Sustentável, também conhecido como ecoempreendedorismo, sinaliza novas oportunidade e geração de novos empregos, mesmo em tempos de crise econômica. Tome como exemplo a expansão das energias eólica e solar no Nordeste brasileiro, que está movimentando bilhões de reais, garantindo milhares de postos de trabalho, além de promover o desenvolvimento sustentável a partir da geração de energias limpas.

Assim, o ecompreendedorismo é visto como um movimento para criação de negócios lucrativos desde que inovem em soluções que visem a melhoria do planeta sob os preceitos da ecologia. Dessa forma, o empreendedor sustentável altera a ordem econômica com suas inovações e se destaca por utilizar novos insumos de menor impacto ambiental e busca por redução de desperdícios. Isso é evidenciado em seu compromisso com a adoção e difusão de valores, condutas e procedimentos que induzam e estimulem o desenvolvimento sustentável, assim resultando na melhoria da qualidade de vida da sociedade e preservação do meio ambiente, convergindo para a perenidade do negócio através de estratégias de longo prazo.

Um novo mercado surge, novos produtos e serviços são desenvolvidos para atender a demanda de consumidores mais conscientes, exigindo um novo tipo de empreendedor. Este se apresenta como ferramenta de transformação econômica, social, cultural, territorial e ambiental, uma vez que a postura de crescimento econômico a qualquer custo está com seus dias contados, mesmo que continue sendo amplamente praticada.

Essa pouca expressividade de empresas, em especial os pequenos negócios, que investem em ações sustentáveis revela três entraves que precisam ser sanados:
1) Baixo interesse dos empreendedores em criar soluções sustentáveis inovadoras;
2) Falta de incentivo governamental;
3) Educação ambiental.

Estamos em um caminho sem volta. As organizações se veem obrigadas a realizar mudanças em suas estruturas usando como base competências ecoempreendedoras. Quem incorporá-las primeiro sairá na frente neste nova economia que emerge, “the green economy”.

entry was tagged %2$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } else { $meta_text = __( 'Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } } else { // But this blog has loads of categories so we should probably display them here if ( '' != $tag_list ) { $meta_text = __( 'This entry was posted in %1$s and tagged %2$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } else { $meta_text = __( 'This entry was posted in %1$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } } // end check for categories on this blog printf( $meta_text, $category_list, $tag_list, get_permalink() ); ?>

2 thoughts on “Empreendedorismo Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *