Empresa Pernambucana de turismo é exemplo de excelência em sustentabilidade com certificação Travelife Sustainability in tourism

A Ideia Tours é a única empresa do Brasil que tem a certificação internacional máxima Travelife Certified Excellence in Sustainability e mais 8 (oito) empresas como CVC e Latam Travel são parceiras ainda na segunda etapa para poder obter a certificação Travelife.
Entrevistamos uma participante do nosso curso de Liderança Sustentável, Gilianne Cunha, Gerente de operações da Ideia Tours, para saber mais sobre como a empresa ficou sabendo da certificação Travelife, o que os impulsionou para obter a certificação e quais benefícios a empresa tem notado depois de ter recebido a mesma.
Segundo a certificadora Travelife, é utilizado um critério de certificação acessível para avaliar, provar e comunicar as conquistas das empresas no campo da sustentabilidade.
4ca8a572aa3c1a663962d3e3678ca4c6
Beleza natural de Bonito – Pernambuco
A certificação tem três etapas, são elas:
Compromisso Travelife – Etapa 1: Travelife Engaged

Onde será escolhido um líder que fará um curso de certificação pessoal Travelife e coordenará a área de sustentabilidade da organização. Aplicará os conhecimentos na gestão de modo apropriado e desenvolverá boas práticas de sustentabilidade na empresa.
Parceiro Travelife – Etapa 2: Travelife Partner
Nessa etapa a empresa depois de ter aplicado boas práticas e avaliado o seu desempenho, terá que elaborar um relatório de sustentabilidade que deverá apresentar conformidade com os requisitos básicos que serão avaliados pelo sistema Travelife. Se a empresa passar nessa etapa terá o reconhecimento e poderá comunicar o seu compromisso e conquistas relacionadas com a sustentabilidade com o apoio do logotipo Parceiro Travelife. Só a partir dessa etapa é que poderá seguir para a certificação final. É nessa etapa que estão a CVC, a Latam Travel e outras 6 (seis) empresas do Brasil.
1481110055_Travelife_Logo_JPEG_Stacked
Certificado Travelife – Etapa 3: Travelife Certified
O terceiro estágio consiste na conformidade da empresa com os critérios internacionais da Travelife para operadoras e agências através de uma auditoria independente realizada no local. Os requisitos são mais exigentes do que os da fase Parceiro Travelife. Ao concluir com sucesso a terceira fase a empresa receberá o Certificado Travelife com o logotipo de premiado. Podendo então, comunicar a sua excelência em sustentabilidade aos seus clientes e principais parceiros. Essa é a etapa final na qual a Ideia Tours obteve êxito na conquista da certificação.
Entrevista com a Ideia Tours sobre certificação internacional em sustentabilidade, Travelife
Em entrevista Gilianne conta sobre a certificação Travelife. “Ela já é bastante conhecida na Europa certificando empresas de turismo e meios de hospedagem. Eles decidiram investir no Brasil em 2014, fechando uma parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), ministrando um curso sobre Sustentabilidade no Turismo e sobre a própria certificação. São 200 critérios divididos em 10 temas que temos que alcançar envolvendo principalmente procedimentos internos, comunicação com fornecedores, clientes e destinos. São feitas auditorias online e uma auditoria presencial que determina se estamos aptos a receber o selo ou não. Nossa primeira conquista foi em 2015 e neste ano de 2017 passaremos por auditoria novamente para renovar nossa certificação.”
Perguntamos: – Como vocês ficaram sabendo da existência da certificação Travelife?
Resposta: “- Três clientes nossos da Europa, que já eram certificados pela Travelife, nos enviaram convites para o curso. Eles viam a necessidade de que nós, como parceiros, também nos engajássemos para trabalharmos mais a sustentabilidade.” Essa resposta de Gilianne é interessante porque demostra um aspecto importante que deve ser trabalhado nas organizações quando se deseja elevar o nível da mesma incluindo a sustentabilidade nos negócios que é o engajamento de stakeholders (partes interessadas). Onde percebemos que no exemplo dado por Gilianne partiu de alguns clientes o interesse de que seu fornecedor conhecesse e obtivesse a certificação porque para seu negócio ser cada vez mais sustentável, é preciso que seus fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes também tenham um nível mínimo de consciência e ações de sustentabilidade.
Perguntamos: – De onde surgiu a ideia de tirar a certificação Travelife?

“Logo após o curso começamos a pensar como poderíamos pôr a teoria em prática. O curso foi em fevereiro, e em abril, durante uma feira de turismo, conhecemos o nosso parceiro, a NV Consultoria, que nos ajudou a trilhar o caminho até os nossos objetivos.” Afirma, Gilianne, gerente de operações da Ideia Tours.

facebook-image
Perguntamos: – Quais benefícios você acredita que a empresa passou a ter depois de obter a certificação Travelife Excelência em sustentabilidade?

“Cerca de 90% dos nossos clientes são da Europa e muitos deles conhecem a Travelife, logo, o selo agrega valor à nossa empresa. Além disso, nos tornamos muito mais conscientes em relação ao uso dos recursos naturais, reduzimos o consumo de papel, toner, fizemos campanhas sociais, gincanas sociais, ou seja, não são somente benefícios financeiros e sim, coletivos. Percebemos uma genuína mudança de atitude nos funcionários que levam o aprendizado para suas casas, famílias e comunidades. Essa multiplicação de valores é o nosso foco. Trabalhamos intensamente para convencer as agências locais e os meios de hospedagem a buscarem a sustentabilidade em suas empresas. Fornecemos materiais e damos assistência e dicas àqueles que se interessam. O positivo é ver que muitos já tem essa consciência de que o assunto é importante e às vezes precisam apenas de uma orientação, como foi o nosso caso.” Respondeu Gilianne.
Sentiram que exemplo fantástico é a Ideia Tours para a gente? O que está esperando para fazer algo que valorize seu negócio e os recursos naturais? Está sentindo alguma dificuldade? Entre em contato conosco da Líderes pela Sustentabilidade que vai ser uma honra ajudar você.
Por tanto, façamos da sustentabilidade nosso valor para que assim transformemos o mundo em um lugar mais justo para se viver!

entry was tagged %2$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } else { $meta_text = __( 'Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } } else { // But this blog has loads of categories so we should probably display them here if ( '' != $tag_list ) { $meta_text = __( 'This entry was posted in %1$s and tagged %2$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } else { $meta_text = __( 'This entry was posted in %1$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } } // end check for categories on this blog printf( $meta_text, $category_list, $tag_list, get_permalink() ); ?>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *