Mais de 210 profissionais estiveram presentes no centro de convenções de Pernambuco para assistir às palestras e workshops de líderes de destaque no mercado, que atuam com ações positivas para a sustentabilidade dos negócios e da sociedade.

Negócios disruptivos, marketing sustentável, empreendedorismo social e smartcities, foram alguns dos temas de extrema relevância para a sociedade que foram discutidos no III Fórum de Líderes pela Sustentabilidade. Com uma programação completa, o fórum contou com rodada de negócios, expositores e painéis de conteúdo em um evento único. O Fórum propiciou ainda um intercâmbio de ideias e discussões que inspiram e motivam pela sustentabilidade e fomentam uma rede colaborativa.

Foram 31 palestrantes e debatedores, entre eles, acadêmicos, empreendedores e líderes ligados a indústria e governo, a exemplo da ASA indústria, Grupo Moura, Unilever, M&G Polímeros, Prefeituras de Recife e Olinda, FIEPE, FabLab, Universidade de Paris, Oxford e outros. O evento aconteceu nos últimos dias 11 e 12 de julho, no Teatro Beberibe, Centro de Convenções de Pernambuco.

No total foram 20 horas de conteúdo divididos em 10 painéis, com em média dois palestrantes em cada painel e dois workshops. Foi utilizada a metodologia de storytelling, dessa forma, as palestras ministradas tiveram duração de 17 minutos cada uma, com tempo suficiente para a realização de debates com qualidade e que promoveram importantes discussões com o público.

Durante o evento, os palestrantes compartilharam como suas organizações desenvolvem iniciativas para promover impactos positivos no mundo e como eles foram transformados a partir de temas tão diversos e fortalecedores gerando empatia com o público.

O fórum teve início com um workshop sobre Marketing Sustentável e Impacto Positivo, apresentado pelo palestrante Rafa Mattos, protagonista do movimento “Plante Amor, Colha o Bem” e por Pedro Verda, empreendedor da Verda Impacto Positivo e gestor de inovação do Porto Social. Eles deram um show de conteúdo, motivação e impacto no público, foi um dos momentos mais elogiados pelos participantes do fórum.

A abertura do evento contou com a participação do Professor Lupércio, prefeito da cidade de Olinda, Evandro Alencar, Presidente do Crea-PE, Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife; Alzira Monteiro, coordenadora de marketing da Tambaú Alimentos; Augusto José Nogueira, diretor geral da Mútua-PE; João Luiz da Silva, secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda; e Ítalo Leal, diretor executivo da Líderes pela Sustentabilidade que ressaltaram a importância do evento para a sociedade e como se relacionam com a sustentabilidade.

Ao longo dos dois dias de fórum, vários painéis aconteceram, destacando-se a apresentação  Sustentabilidade em Ação, trazido pelo Luís Waechter, diretor de fábrica da Unilever que apresentou os compromissos e desafios para o desenvolvimento sustentável da organização, dando ênfase na visão de negócio que tem o objetivo de dobrar o tamanho do empreendimento, reduzindo pela metade o impacto ambiental e aumentando as ações  sociais de efeito positivo. Waechter destacou também, a importância  de trabalhar com excelência, buscando fazer além das obrigações legais, o que  lhe proporcionou atingir resultados significativos nos projetos que lidera e também em sua carreira profissional.

Outro palestrante que contribuiu para o tema de sustentabilidade, foi Arnolfo Menezes, diretor de Metais e Sustentabilidade das Baterias Moura, ele mostrou que a relação com a sustentabilidade na empresa busca ser entendida como a garantia de longevidade do negócio, e, por isso, deve estar presente em todas as reflexões, decisões e práticas que tenham impacto no desenvolvimento contínuo da empresa. Sempre buscando gerar riquezas não só para as Bateria Moura, mas para todas as partes com quem se relaciona.

Como macro estratégia, Menezes destacou 4 pontos fundamentais:

  • Inserir o tema no planejamento estratégico
  • Avaliar a percepção do tema na organização
  • Criar uma gestão para o tema como um comitê de sustentabilidade
  • Definir métricas de sustentabilidade

Construções Sustentáveis foi o tema de outro painel de destaque no evento, que contou com a presença de Sérgio Maffioletti, representante do Grupo JCPM que apresentou projetos do Shopping Riomar de Recife e Fortaleza, baseado na arquitetura bioclimática, que leva em consideração características locais onde as edificações foram construídas, usando tecnologias baseadas na aplicação correta de elementos que aproveitem o clima do local e garantam o conforto.

Maurício Guerra da Secretaria do Meio Ambiente do Recife, foi outro palestrante que apresentou a consolidação de dados sobre os impactos ambientais na cidade do Recife e as ações que a prefeitura da cidade tem feito para reverter esse quadro. Recife hoje é considerada uma das 16 cidades mais vulneráveis aos efeitos climáticos.

E para fechar a discussão sobre Construções Sustentáveis, Felipe Coelho, assessor de Sustentabilidade do Sinduscon, mostrou que é possível sim, construir de forma sustentável. Coelho apresentou o “case” sobre Gestão dos Resíduos Sólidos na Construção de Demolição na obra do Shopping Camará, em Camaragibe.

De acordo com Felipe, o empreendimento, reutilizou 100% dos resíduos provenientes da demolição de antigos galpões não históricos do empreendimento através do sistema de britagem, o volume foi equivalente a 3.000 caminhões que deixaram de circular pelas ruas, uma economia de R$ 1.141.920,17, além de ter contribuído com a inclusão social e geração de renda para cooperativa de catadores de Camaragibe.

Outros painéis de conteúdo completaram com êxito a proposta do fórum de trabalhar temas transversais e multidisciplinares ligados a sustentabilidade, como por exemplo:

  • Liderança sustentável e a importância de atuar em rede de colaboração, liderado por Ítalo Leal (LpS) e Flávia Moura (Indústria ASA), Direito ambiental e dos animais, pelo advogado ambiental, klaus Maciel e a jornalista, Silvana Andrade da empresa ANDA, maior agência de notícias de direitos Animais do mundoCases internacionais com os doutorandos Álvaro Pereira (Universidade do Algarve/Portugal), Gabriela Amorim (Universidade de Oxford) e o Julien Ineichen (Universidade de Paris)Responsabilidade socioambiental com Fábio Silva (Porto Social), Aída Gonçalvez (M&G Polímeros) e mediação de Rafael Vaisman (Ecohus) e Propósito e carreira com Hamilton Henrique (Saladorama), Marcelo Homem de Mello (TUDOE), Flávio Vasconcelos (Papo de Universitário) e Ana Karla Cantarelli (ABRH) na mediação.

Por fim, vale ressaltar que um dos pontos mais citados nos painéis realizados no III Fórum de Líderes pela Sustentabilidade, foi o desenvolvimento de lideranças éticas e protagonistas, que é considerada um agente multiplicador fundamental para engajamento em prol da sustentabilidade nas empresas e na sociedade em geral.

O III Fórum de Líderes pela Sustentabilidade foi encerrado com a certeza de que seus objetivos foram alcançados, essa conclusão foi obtida através do feedback positivo que toda a comunidade participante do evento apresentou, nos levando a certeza que o evento está consolidado dentro das iniciativas voltadas para a sustentabilidade, na formação de líderes sustentáveis e na busca por uma sociedade justa e igualitária.

entry was tagged %2$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } else { $meta_text = __( 'Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } } else { // But this blog has loads of categories so we should probably display them here if ( '' != $tag_list ) { $meta_text = __( 'This entry was posted in %1$s and tagged %2$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } else { $meta_text = __( 'This entry was posted in %1$s. Bookmark the permalink.', 'zerif-lite' ); } } // end check for categories on this blog printf( $meta_text, $category_list, $tag_list, get_permalink() ); ?>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *